sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Literatura na Matemática para os 2 Anos


Uma Joaninha Diferente



Objetivos:


• Vivenciar a Matemática de forma prazerosa, tendo como base a “Literatura Infantil.
• Conhecer algumas curiosidades sobre a e a joaninha.
• Reconhecer que cada um é diferente e saber respeitá-lo do jeito que ele é.
• Construir tabelas.
• Representar com desenhos personagens ou tema de uma narrativa através de audição de uma história.

• Fixar dezenas e unidades.
• Interpretar situações problemas envolvendo adição e subtração.
• Criar situações problemas, em grupo, a partir de uma figura.
• Fixar palavras com “NH”.
• Desenvolver a percepção de palavras que rimam.
• Interpretar o texto.

Procedimentos:

• Contação da história.
• Roda de conversa sobre a história.
Alguém já viu uma joaninha?
Por que ela era diferente?
Ela era ou não uma joaninha de verdade?
O que você acha que ela sentiu quando suas colegas a expulsaram?
Quem era a verdadeira joaninha?
O que podemos aprender com essa história?
• Leitura do livro na sala informatizada.
• Pesquisa na sala informatizada sobre curiosidades da joaninha.
• Atividades referentes à leitura do livro na sala informatizada.
• Organizar informações em tabelas.
• Ilustrar a historia ouvida.
• Listar palavras que rimam com “Joaninha”.
• Completar cruzadinhas e caça-palavras com NH.
• Completar quantidades sugeridas.
• Criação de situações problemas a partir de uma imagem.

Observação: Algumas questões acima poderão ser feitas em atividades de escrita.

Um comentário: